15/01/2014

Projeto Pintores Brasileiros: Guignard. Visita ao Parque Municipal e Museu da Pampulha



Com o intuito de enriquecer ainda mais o nosso trabalho acerca das obras e da vida do pintor brasileiro Alberto da Veiga Guignard, propus para os alunos do 1º ano duas excursões que ilustraram bem a importância da arte e da cultura e sua relação entre o conteúdo de Artes, Português, Geografia, História, Ciências, e até mesmo da própria Matemática.
Primeiramente fomos ao Parque Municipal. Na década de 40, Guignard fez do Parque Municipal um verdadeiro atelier ao ar livre, onde produziu parte de seus grandes trabalhos. Lá as crianças curtiram a natureza, observaram a paisagem, fizeram uma releitura de um dos quadros de Guignard e até assistimos uma peça teatral que por coincidência estava acontecendo naquele dia.























Posteriormente, vistamos o Museu de Arte da Pampulha. Aproveitamos também a oportunidade e passamos na Casa do Baile, que também faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha. Aprendemos que Oscar Niemeyer foi que projetou o conjunto arquitetônico da Pampulha sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek. Aprendemos que a Casa do Baile foi inaugurada em 1943 para abrigar um pequeno restaurante, um salão com mesas, pista de dança, cozinhas e toaletes. Situada numa pequena ilha artificial ligada por uma pequena ponte de concreto à orla. Com a finalidade de criar na Pampulha um centro de reuniões populares, a Prefeitura fez o edifício do Baile, local destinado às diversões havendo, portanto, duas finalidades na execução desta obra – a de valorização artística da Pampulha e a função social, como diversão para o povo. As crianças até experimentaram roupas usadas naquela época pelas pessoas que frequentavam a Casa do Baile.
Seguimos então para o Museu e lá aprendemos que Guignard amava, mesmo, as montanhas de Minas Gerais, seu céu e suas cores, as manchas nos muros e o seu povo. Colaborou para a formação de artistas grandes artistas da arte Moderna. Conhecemos algumas partes do Museu e as crianças amaram as curiosidades daquele local.
































Um comentário:

Adriana Monteiro Pinheiro disse...

Monique

Parabéns pelos projetos. Sem dúvida alguma esta é uma metodologia que apresenta resultados em várias dimensões: acadêmicas, pessoais, sociais, culturais e emocionais. Percebo grande evolução comportamental e acadêmica em Fernanda após este ano com você. Obrigada e parabéns pelo carinho, dedicação e seriedade em seu trabalho e em especial pela Fernanda.

Adriana