15/01/2014

Mostra Cultural


Na nossa Mostra cultural expomos os nossos trabalho sobre as obras do Pintor Brasileiro Guignard. Procurei trabalhar técnicas diferentes com as crianças. Fizemos uma releitura da obra em que Guignard pintou a paisagem do Parque Municipal. A técnica utilizada foi tinta guache em tela. Fizemos também uma releitura da obra "Vaso de Flores". Utilizamos a técnica de colagem com vários materiais diferentes. Fizemos também a releitura da obra "Cabeça de Cristo", a técnica utilizada foi aquarela. 

Aprendemos que Guignard aos 36 anos, conheceu, durante um concerto no Teatro Municipal, a estudante de música Amalita Fontenelle, onze anos mais jovem. Apaixonou-se. Durante os cinco anos seguintes, de 1932 a 1937, passou a produzir cartões dedicados à moça. Com um detalhe: nunca foram enviados. Descobrimos que o Guignard trocou cartas com Amalita, mas os cartões ficaram guardados. Tanto que ele mesmo os reuniu em um álbum, doado ainda em vida ao poeta Oswald de Andrade. Ao que parece, Amalita era uma espécie de amor platônico. O ato de enviar os cartões parecia não importar tanto. Guignard os fazia para evocar sua paixão. Os cartões eram pequenos objetos feitos quase que como uma catarse do artista, uma maneira de externar seu amor de uma forma silenciosa e individual.



Além desses cartões para Amalita, Guignard deixou numeroso legado de cartões natalinos e de aniversários, de bilhetes, convites, dedicatórias, “desenhos de bar” e de outros trabalhos aplicados sobre suportes diversos - portas, armários, arcas, janelas, expressando a sensibilidade e a inspiração do artista, ao conceber obras de comovente singeleza.Então resolvemos também produzirmos um cartão para alguém querido inspirados nos cartões de Guignard.

Encerramos nossa exposição com a coreografia da música "Aquarela". Foi lindo! E além do mais, aprendemos muito sobre arte!
































Nenhum comentário: